segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A Importância da Gestão de Competências

O mundo em que vivemos está actualmente em constante mutação, já não basta ter conhecimento ou informação para se conseguir enfrentar os desafios do século XXI, as empresas hoje necessitam de competência.

A competência, recorrendo a um qualquer dicionário on-line tem a seguinte descrição “qualidade de quem é capaz de resolver determinados problemas ou exercer determinadas funções; aptidão”.

O termo competência na perspectiva das organizações adquire outra complexidade. Normalmente é tida em conta por vários autores como sendo uma característica analisável em duas ordens distintas: competências organizacionais e competências humanas.

As competências organizacionais são caracterizadas pelo conhecimento que está implícito na criação de produtos ou serviços, tendo em conta os processos e ferramentas utilizadas, bem como a existência dos valores e cultura que fazem parte do actual clima organizacional.

As competências humanas, são constituídas pela competência técnica, habilitações e atitude de cada um dos colaboradores. Competência técnica é a capacidade física e técnica de execução, as habilitações são descritas como o conhecimento necessário á execução, por fim, a atitude que é o facto de a pessoa estar intimamente comprometida e focalizada na realização do objectivo.

Ambas as competências descritas (competências organizacionais e humanas), influenciam-se mutuamente, o clima organizacional é influenciado pelo indivíduo e este comporta-se e é moldado pelo clima em que está inserido. Desta forma, o desempenho individual, em conjunto com o que é o clima organizacional vai definir até que ponto os objectivos comuns são alcançados.

Hoje mais do que nunca, é pertinente utilizarmos e aplicarmos o conceito de Gestão de Competências é esta tipologia de Gestão que melhor nos permite superar a concorrência num mercado Global e em constante mutação. Este mercado exige a antecipação das dificuldades, que se enfrente os desafios com respostas inovadoras e diferenciadas da restante concorrência.

Esta gestão permite-nos gerir de uma forma eficaz a única vantagem competitiva sustentável que uma empresa pode ter, somente o desenvolvimento das competências é inigualável e nos diferencia no mercado.

Hoje para além de procurar-mos conhecimento temos a obrigação de procurar, reter e desenvolver competências. Devemos numa correcta política de gestão vocacionada para o sucesso, reduzir ao mínimo a diferença entre as competências que serão necessárias e aquelas que temos actualmente. Devemos ter em mente que o futuro é já hoje.


A gestão por competências é muito mais do que uma forma de gerir, é uma filosofia de desenvolvimento de talentos nas organizações.